Porque falar do consumo de frutas que não são, ou melhor, não aparentam ser perfeitas?
Devemos associar esse assunto a algo recorrente em várias mídias que é o desperdício de alimentos. Segundo estudo da FAO o desperdício de alimentos global é o terceiro maior emissor de CO2 na atmosfera, perdendo apenas para as emissões dos Estados Unidos e da China.
Além dos danos ambientais, existe o impacto na segurança alimentar e no desenvolvimento econômico de países de baixa renda.
Outro aspecto que devemos observar é a cadeia de suprimentos, onde dependendo do estágio em que ocorre o desperdício de alimentos o impacto será maior. Sabemos que no ponto de consumo ele é muito alto, portanto, é onde nós devemos prestar atenção para nossas escolhas.
Em 2013 o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançaram o movimento Save Food e muitos países aderiram a essa campanha com o objetivo de promover o consumo consciente e sustentável de alimentos, além da busca por redução das perdas e desperdício. Em 2015 a ONU lançou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) composto por 17 metas, onde a de número 12 relaciona-se em: “Reduzir pela metade, até 2030, o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos nas outras etapas da cadeia agroalimentar”.
Baseados neste contexto, podemos pensar em como contribuir para redução ou mitigação deste problema, uma sugestão é para que seja com ações pequenas e pontuais de nosso dia a dia.
Quando fazemos nossas compras de frutas, verduras e legumes sempre buscamos por aquelas de melhor aparência por razões óbvias, acreditamos que seja a melhor opção por não apresentar “imperfeição”. Mas essas frutas e legumes são tão nutritivas quanto qualquer outra. Em países como Portugal e França existem projetos para venda desses itens por preços mais acessíveis para a população, e aqui no Brasil também é possível encontrar iniciativas semelhantes. Por isso, antes de comprar não escolha pela aparência!